segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Continuam os medos e as frustrações...

É um bocadinho frustrante querermos que o nosso filho seja à força quem ele não é! Por esse motivo tomei uma decisão: deixar de ser tão exigente. Sim, é verdade: eu queria que não tivesses medo da água, que fosses um «pró» em todos os desportos, que não estivesses sempre com brincadeiras «físicas» do género boxe e wrestling. Mas caramba, depois de muita insistência temos de tirar algumas conclusões:
1.º Só tens 4 anos (acabados de fazer);
2.º A tua personalidade não tem só que ver com a tua educação (nós não falhámos como pais);
3.º Nem todos podem ser desportistas de topo com a tua idade;
4.º Os teus medos hão-de ser ultrapassados, mais tarde ou mais cedo...

Todo este paleio porque na minha cabeça tinha estipulado que aos 4 anos tinhas que iniciar um desporto. Como é óbvio escolhemos inicialmente a tua vocação: o futebol. Esquecemo-nos foi que uma coisa é dar uns chutos na bola, outra coisa são treinos com o mister a dar ordens e tu a não fazeres nada do que te pedem. Quando chegámos ao pediatra e lhe contámos que te tínhamos posto num desporto a reacção tinha de ser filmada:
"- Não me digam que o puseram no futebol?" - indaga o Dr. Victor Hugo
Se tivéssemos um buraco acho que nos tínhamos enfiado lá...
"- Mas agora os pais querem todos um Cristiano Ronaldo? O futebol é para ser iniciado aos 6/7 anos quando os meninos já têm maturidade e sabem compreender regras do jogo. Com esta idade o ideal é a natação!"

Saímos do consultório convencidos em inscrever-te na natação. Assim fizemos... Crianças da tua idade com a instrutora. Primeira aula: «eu quero o pai! eu quero a mãe!», e não largavas o pescoço da C. Segunda aula: «eu não quero!», e choravas aflito enquanto as avós e mães à minha volta me olhavam com estranheza e tiveram o desplante de me dizer que eu te estava a traumatizar. Não tem sido fácil e já não sabemos o que fazer, mas também não queríamos que te habituasses a desistir, ou pelo menos que não achasses que bastam umas lagriminhas para não fazeres aquilo que te pedimos...

Tirando isso.. Cá por casa tens estado bem e já brincas muito com a mana. Tens ajudado em pequenas tarefas domésticas e gostas de te sentir útil. Esta foi uma dica da tua educadora e tem sido aplicada com bons resultados.

No fim de semana passado fomos visitar muitos animais ao Badoca. Adoráste ver os gnus, as girafas, mas os teus preferidos foram os tigres.

Beijinhos grandes e, perde os medos, vá lá...

A mamã*******





1 comentário:

Anita disse...

Há troca de postais este ano.

passa pelo estaminé.

http://am-vidaminha.blogspot.pt/2014/11/troca-de-postais-2014.html

bj

Enviar um comentário